RIO — O festival de música instrumental Mimo, nascido há 11 anos em Olinda, vai chegar a mais uma cidade brasileira: Tiradentes (MG). Com uma proposta de valorizar os cenários históricos e naturais das cidades por onde passa, em 2014 o Mimo acontecerá em Ouro Preto (29 a 31/08), Olinda (4 a 7/9), Paraty (10 a 12/10) e Tiradentes (17 a 19/10).
"Tenacidade, força de vontade e convicção. Estas são as forças motrizes para um bom desempenho como regente”, destaca Karabtchevsky, relembrando que aos sete anos já subia em bancos e gesticulava com os braços, orientando uma orquestra imaginária. “É preciso ter uma sinergia com a orquestra ou teremos batedores de compasso. A linguagem corporal e o gestual são imprescindíveis. A força do olhar é também um mecanismo desta comunicação".
O Mimo promoverá também um curso de Regência, com inscrições abertas até o dia 5 de maio. Ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, em São Paulo, o curso gratuito homenageia centenário de nascimento de Guerra-Peixe.
Em 2014 serão oferecidas 15 vagas para regentes executantes e 30 para ouvintes. As inscrições podem ser feitas no site www.mimo.art.br.
Entre as atrações musicais confirmadas no festival está o músico catalão Jordi Savall, especialista em viola de gamba e música medieval.
A programação do MIMO acontece em espaços do patrimônio histórico como igrejas, teatros, museus e praças. O festival nasceu em 2004 em Olinda, em Pernambuco. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, passou a integrar o festival em 2012 e conquistou lugar cativo na programação. O mesmo aconteceu em Paraty, no Rio de Janeiro, que passou a fazer parte do circuito em 2013. E este ano, Tiradentes.