*** SPOILERS ***
RIO — "Game of Thrones", desde a primeira temporada repleta de cenas de sexo e violência, teria finalmente ido longe demais? Essa é a pergunta que muitos fãs estão se fazendo, após a chocante cena em que Jaime Lannister estupra a irmã e amante Cersei, durante o velório do filho dos dois, o finado rei Joffrey.
A repercussão foi tão grande que George R.R. Martin, autor dos livros que inspiraram a série, se viu forçado a comentar o assunto em seu blog, onde evita falar sobre a série ou os livros para não gerar spoilers.
"A cena sempre foi pensada para ser perturbadora... mas me arrependo se ela incomodou as pessoas pelos motivos errados", disse o escritor ao fim de um longo texto em resposta a uma leitora que perguntou o motivo de mudar "uma cena de sexo para... um estupro".
Para Martin, os roteiristas da série foram vítimas do "efeito borboleta", quando um pequeno evento num determinado ponto (ou mudança na história original) tem consequências catastróficas mais a frente.
"Se a série tivesse mantido algo do diálogo de Cersei nos livros, teria passado uma impressão diferente — mas esse diálogo foi construído pelas circunstâncias do livro, dito por uma mulher que revê o amante depois de muito tempo, temendo que ele tivesse morrido. Não acho que funcionaria."
O autor diz isso pois toda a situação do encontro entre os dois, no velório do filho, é diferente da história original.
"Nos livros, Jaime não está presente na morte de Joffrey e, na verdade, Cersei teme que ele também tenha morrido. Que ela tenha perdido tanto o filho quanto o pai / amante / irmão", explica o autor. "De repente, Jaime surge diante dela. Mutilado e modificado, mas ainda assim é Jaime. Apesar do momento e do lugar serem extremamente inapropriados e Cersei ter medo de serem descobertos, ela sente tanto desejo quanto ele."
Martin reforça que na série a dinâmica é completamente diferente, pois Jaime já retornou à Capital semanas antes e se encontrou com Cersei em várias ocasiões.
"O cenário é o mesmo, mas nenhum dos personagens está na mesma posição dos livros, o que pode explicar porque Dan & David (produtores e roteiristas da série) fizeram a cena diferente. Mas essa é a minha interpretação, nós nunca discutimos essa cena, pelo que eu me lembre."
Além disso, no livro cada capítulo é escrito sob o ponto de vista de um personagem. "Eu escrevi essa cena sob o ponto de vista de Jaime, então o leitor está dentro da cabeça dele, ouvindo seus pensamentos. Na série, a câmera é necessariamente impessoal. Você não sabe o que ele está pensando ou sentindo, apenas o que estão dizendo e fazendo."