Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Crítico literário afirma ter encontrado emoticon em poema de 1648 o_O

$
0
0

RIO — O emoticon, um dos símbolos mais característicos da internet, pode ser bem mais antigo do que pensamos. Um rosto sorridente criado com dois pontos e parênteses foi encontrado num poema de Robert Herrick escrito em 1648.

O crítico literário Levi Stahl, da Universidade de Chicago, primeiro achou que o uso da pontuação para criar um rosto sorridente em sua cópia de "To fortune" fosse apenas um erro de digitação.

Mas ao checar a versão publicada ano passado pela Universidade de Oxford, encontrou a mesma marcação. Com isso, Stahl passou a considerar que a intervenção foi proposital, o que faria sentido na obra de Herrick, marcada pelo humor.

Até hoje, o exemplo mais antigo de uso de emoticons estava na edição da revista Puck de 30 de março de 1881. O livro de Herrick, portanto, bate o recorde em mais de 200 anos.

O emoticon pode ser apenas um erro tipográfico, mas a hipótese da inclusão ser proposital ganha força graças ao contexto do verso "smiling yet" ("ainda sorrindo", em tradução literal).

O professor de literatura inglesa Alan Jacobs, no entanto, acha pouco provável que Herrick tenha criado o emoticon. Ele argumenta que, para ter certeza das intenções do poeta, seria preciso encontrar os manuscritos originais, pois os responsáveis pela impressão não necessariamente seguiram as orientações dos autores.

Como exemplo, ele cita uma versão do poema publicada no século XIX sem os parênteses. Jacobs imagina que a imagem tenha sido incluída em edições posteriores.

"Os parênteses não eram usados em verso na época de Herrick de forma tão comum quanto hoje nem da forma como usamos hoje", argumenta o professor. "A pontuação no geral era incerta no século XVII, tão incerta quanto soletrar. Shakespeare escrevia seu nome de várias formas diferentes e não havia regras gerais. Herrick dificilmente tinha práticas de pontuação consistentes e, mesmo que tivesse, não poderia esperar que os editores ou seus leitores compartilhassem dessas práticas."

Por enquanto a história oficial ainda aponta o cientista da computação Scott Fahlman como o criador dos emoticons. Em 19 de setembro de 1982 ele sugeriu a seus colegas na universidade Carnegie Mellon o uso das formas gráficas :-) e :-( para expressar emoções. O email segue reproduzido abaixo:

"Proponho a seguinte sequência de caracteres para piadistas:

:-)

Leiam de lado. Na verdade, talvez seja melhor marcas tudo que NÃO for piada, considerando a tendência atual. Para isso, use

:-("


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>