CIDADE DO MÉXICO - A saúde do escritor Gabriel García Márquez é muito delicada. Afastado de atividades públicas, Gabo enfrenta um prognóstico médico nada favorável. Doze anos após vencer a batalha contra um câncer linfático, o câncer se espalhou por outras partes de seu corpo. Pulmão, gânglios e fígado já foram afetados. Diante do diagnóstico, família e médicos acordaram que o autor, radicado no México há mais de 50 anos, não passará por um novo tratamento e receberá apenas cuidados paliativos. A decisão foi tomada por causa da sua idade avançada, 87 anos, e pelos órgãos afetados pela doença. As informações são do jornal mexicano "El Universal".
García Márquez foi internado no Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, na Cidade do México, no dia 31 de março, apresentando vários sintomas característicos de uma pneumonia, assim como um quadro infeccioso e desidratação. Primeiro foi atendido em casa, mas como não melhorou, os médicos optaram pela internação. Ele recebeu alta na terça-feira passada. Ao saber da movimentação de jornalistas em frente à sua casa, Gabo teria dito: “Eles estão loucos? O que fazem lá fora? Que vão trabalhar, façam algo útil”.
Escritor sofre de ‘demência senil’ desde 2012
Dois anos atrás, em julho de 2012 , Jaime García Márquez , irmão do escritor, revelou em uma conferência realizada em Cartagena, na Colômbia, que seu irmão estava sofrendo de “demência senil”, doença que atinge quase todos os seus familiares.
A declaração foi imediatamente rejeitada pelo titular da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano, Jaime Abello, que disse que não haver diagnóstico para confirmá-la. A negativa foi reforçado por amigos e colegas do escritor .
Nos últimos anos, as aparições públicas de García Márquez diminuíram. A última foi no dia 6 de março, durante seu aniversário, quando saiu de sua casa para receber parabéns de jornalistas e alguns leitores. Estava com semblante tranquilo e bom humor.