RIO — Duas moçoilas desbancaram os colegas marmanjos e ficaram com a missão de mostrar que sabem tudo sobre Copas do Mundo na TV. A partir de amanhã, após o “Jornal da Globo”, Fernanda Gentil e Cristiane Dias estarão à frente de “Rumo à Copa”, atração semanal e ao vivo que será uma espécie de almanaque dos mundiais, com dados e números sobre a história dos campeonatos, das Seleções e curiosidades sobre os craques que estarão por aqui para a Copa do Brasil.
— A gente vê cada vez mais mulheres nas redações esportivas, a coisa está ficando de igual para igual. Caiu o mito de que mulher não entende de futebol — observa Cris.
Para ter tudo na ponta da língua, as meninas tiveram que pesquisar sobre os grupos da Copa e suas respectivas seleções. Mas os telespectadores terão uma ajudinha para memorizar chaves: o cantor Arlindo Cruz compôs um samba especialmente para o programa, que será lançado hoje à noite no “Fantástico”. M
— Ele fala as Seleções de cada grupo de um jeito gostosinho, fácil de rimar, para decorar mesmo — comenta a repórter.
O programa terá um clima mais informal mesmo, com uma linguagem “bem conversada”, como explica Fernanda:
A cada episódio, celebridades como Tony Ramos, Luis Fernando Veríssimo, Fátima Bernardes, Washington Olivetto e Leandro Hassum participam do quadro “A Copa da minha vida”. Cristiane lembra bem da Copa da sua...
— A de 1994, nos Estados Unidos, foi a primeira que acompanhei e, por isso, é marcante. Mas a de 2010, na África do Sul, foi incrível porque foi quando meu filho Gabriel, que na época tinha pouco mais de um ano e assistiu a alguns jogos comigo, falou sua primeira palavra. E não foi papai, nem mamãe, foi “gol". Imagina como é que eu fiquei, né? — lembra, aos risos.
Já Fernanda, de 27, tem uma outra lembrança:
— A que mais me marcou foi a do título, de 2002, teve o enredo perfeito. Se tudo der certo, a de 2014 também terá.