Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

MinC convoca reunião sobre acervo audiovisual da TV Manchete

$
0
0

RIO - Quatro dias depois de divulgar uma nota dizendo não poderia ajudar a TV Cultura a deslindar o imbróglio relativo aos direitos autorais das imagens contidas nas cerca de 4.600 fitas que saíram do acervo da TV Manchete e que foram parar no canal paulista em 2005, o Ministério da Cultura (MinC) convidou dirigentes da emissora para ir a Brasília ainda nesta semana e traçar um plano de ação para liberar o uso do material.

Se a indefinição jurídica sobre os direitos autorais e conexos (pagos a atores e atrizes, por exemplo) relativos a essas fitas não for encerrada, o Brasil só poderá rever imagens como as da novela “Dona Beija” e de programas como o infantil “Clube da criança”, apresentado tanto por Xuxa quanto por Angelica, em 2053 — ano em que o material transmitido pela Manchete começará, por lei, a cair em domínio público.

— Recebemos nesta manhã (segunda-feira) um telefonema muito importante: do secretário do Audiovisual, Leopoldo Nunes — conta ao GLOBO Teder Moras, diretor de Documentação da TV Cultura. — Ele nos convidou para ir a Brasília ainda nesta semana para traçar um plano de ação para resolver o problema do arquivo da Manchete. Segundo ele, o MinC nos dará todo o apoio.

No domingo, O GLOBO revelou que desde 2010 a TV Cultura entra em editais para captar recursos e digitalizar as cerca de 4.600 fitas que higienizou e inventariou de 2005 para cá, quando recebeu a doação do material. Orçado em R$ 8 milhões, o projeto não decola por conta dos direitos autorais e conexos das imagens do acervo. O canal não sabe a quem deve pagar por eles. Assim, está na videoteca do canal vídeos únicos como o da inauguração do Sambódromo, em 1984.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>