RIO — A banda britânica Coldplay pegou os fãs de surpresa nesta terça-feira. Inesperadamente, o grupo liderado por Chris Martin lançou, ao mesmo tempo, o single “Midnight” e um clipe para a música. Cercado de mistério, como o próprio visual do videoclipe, o lançamento aconteceu sem qualquer anúncio de novo álbum ou turnê. Outro fato inusitado foi o fuso escolhido para a hora de estreia do vídeo, que aconteceu, obviamente, à meia-noite, mas no horário de Ulaanbaatar, capital da Mongólia.
O último single lançado pelo Coldplay havia sido “Atlas”, que consta na trilha sonora do filme “Jogos Vorazes: Em chamas”, lançado no ano passado. A música chegou a ser indicada ao Globo de Ouro de melhor canção original. Já o último álbum, “Mylo Xyloto”, é de 2011, ano em que Martin e sua trupe esteve no Brasil para se apresentar no Rock in Rio.
“Midnight” revela um lado mais sombrio da banda, até então pouco conhecido do público que acompanha o grupo. Recheado de efeitos criados em sintetizadores, o single soa experimental e minimalista, mantendo um ritmo lento durante quase todo o tempo. Uma distorcida (e irreconhecível) voz de Chris Martin também chama a atenção, já que o resultado destoa do pop rock alto astral de hits mais recentes do grupo, como “Viva La Vida” e “Every teardrop is a waterfall”, mas traz alguma semelhança com faixas de “Parachutes” (2000), primeiro álbum da banda.
O videoclipe acompanha o clima misterioso e obsucuro da música, com imagens em preto e branco, como em negativo de fotografias, que se assemelham ao efeito produzido por câmeras sensíveis ao calor. Com direção da atriz Mary Wigmore, o clipe já tinha mais de 740 mil visualizações no YouTube até por volta de 23h30m desta terça-feira.