Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Morre Arduino Colasanti, galã do Cinema Novo e pioneiro do surfe no Brasil

$
0
0

RIO - Morreu neste sábado, aos 78 anos, Arduino Colasanti, o italiano que se tornou pioneiro do surfe no Brasil e um dos maiores galãs do Cinema Novo, protagonista do primeiro nu frontal do cinema nacional, em "Como era gostoso meu francês", Nelson Pereira dos Santos. A informação foi confirmada pelo filho Rodrigo Colasanti. Segundo ele, Colasanti estava internado há pouco mais de uma semana em Niterói, onde morava, e sofreu uma parada cardíaca após uma infecção hospitalar. Ainda não há detalhes sobre o velório.

Colasanti nasceu em 1936 em Livorno, na Itália, e veio com a família para o Brasil pouco depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando tinha 11 anos. Acabou se aproximando do grupo que passava os dias no mar do Arpoador.

— Nessa época, soube que o pessoal estava começando a pegar onda em pé, como os havaianos, mas usando tábuas grandes — contou, em entrevista ao GLOBO, em agosto do ano passado — Comecei a pesquisar uma maneira de fazer uma prancha. O problema é que não havia poliuretano rígido naquela época e eu decidi usar isopor, que derretia por causa da resina de poliéster. Tentei vários sistemas e joguei fora muitas fôrmas até descobrir a fibra de vidro e a resina epóxi.

No cinema, fez sua estreia logo como protagonista do filme "El justicero", também de de Nelson Pereira dos Santos. Teve cinco casamentos e alguns casos famosos, com atrizes como Leila Diniz e Sônia Braga.

Tendo o cinema quase como hobby, apesar dos 40 filmes nos quais atuou, ganhava dinheiro com pesca submarina. Além disso, inspecionava instalações submersas da Petrobras e participava de competições de mergulho nos anos 1960.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>