RIO - Capa da edição de março da revista “Marie Claire” americana, Kristen Stewart se abre mais do que de costume na entrevista concedida ao jornalista Karl Taro Greenfeld. Costumada a não falar muito sobre sua vida pessoal, a estrela de Hollywood comenta sobre amor, arrependimentos e até libera para a publicação um de seus poemas (sim, a atriz também escreve!).
O poema, intitulado “My heart is a wiffle ball/ Freedom pole”, algo como “Meu coração é uma bola de borracha/ Poste da liberdade” em português, foi escrito durante uma viagem de carro pelo Texas, após o lançamento do último filme da saga “Crepúsculo”, “Amanhecer — parte 2”, e parece falar sobre um amor destrutivo. Para Kristen, a escrita e a atuação “vêm do mesmo lugar”.
“Eu gosto de alcançar alguma coisa, tipo, ‘É isso!’. Não quero parecer tão totalmente pretensiosa, mas depois que eu escrevo alguma coisa, eu penso: ‘Meu Deus, isso é insano!’”, diz a atriz de 23 anos à revista. “É a mesma coisa com a atuação: se eu faço uma boa cena, eu sempre fico, tipo: ‘Uou, isso é irado!’”.
A americana que assinou seu contrato para o primeiro episódio de “Crepúsculo” quando tinha 17 anos disse que seu único arrependimento é ter aberto mão de uma educação universitária, mesmo se achando uma gartoa inteligente, “mas não inteligente da forma mais tradicional”.
A intéprete de Bella Swan, no entanto, não coloca na sua lista de arrependimentos o affair que teve com o diretor Rupert Sanders, em julho de 2012, enquanto ainda namorava seu companheiro de “Crepúsculo”, Robert Pattinson. Sem citar explicitamente o escândalo, a estrela afirma: “Assumo cada erro que já fiz, então podem me julgar”.
A estrela do filme “Camp X-Ray”, que estreou em janeiro no festival de Sundance, ainda critica o estilo de amor possessivo que a maior parte das pessoas cultiva.
“Você não sabe por quem irá se apaixonar. Você simplesmente não sabe. Você não controla isso”, comenta Kristen. “Algumas pessoas têm alguns objetivos, tipo: ‘É disso que eu estou atrás’, e eu tenho uma versão subjetiva disso. Não me pressiono... Se você se apaixona por alguém, você quer ser dono daquela pessoa. Mas, sério, por que você quereria isso? Você quer que a pessoa seja quem você ama”.
Confira o poema escrito por Kristen Stewart, em inglês, e publicado pela “Marie Claire”:
“My heart is a wiffle ball/ Freedom pole”
I reared digital moonlight
You read its clock, scrawled neon across that black
Kismetly… ubiquitously crest fallen
Thrown down to strafe your foothills
…I'll suck the bones pretty.
Your nature perforated the abrasive organ pumps
Spray painted everything known to man,
Stream rushed through and all out into
Something Whilst the crackling stare down sun snuck
Through our windows boarded up
He hit your flint face and it sparked.
And I bellowed and you parked
We reached Marfa.
One honest day up on this freedom pole
Devils not done digging
He's speaking in tongues all along the pan handle
And this pining erosion is getting dust in
My eyes
And I'm drunk on your morsels
And so I look down the line
Your every twitch hand drum salute
Salutes mine…