RIO - O Centro Nacional de Cinema da Romênia anunciou, nesta sexta-feira, que voltou atrás em sua decisão de proibir a segunda parte de “Ninfomaníaca”. A presidente da comissão de avaliação do conselho, que havia feito a deliberação, foi destituída de seu cargo após ser muito criticada.
"Enquanto eu for diretor do Centro Nacional de Cinema, não haverá censura", disse Mihai Kogalniceanu à Mediafax, uma agência de notícias romena.
A Distributor Independence Film, empresa responsável pela distribuição do controverso filme, havia declarado que a decisão era “um caso excepcional de censura na Europa”. Com a revogação da proibição, o longa de Lars Von Trier entra em cartaz nos cinemas do país no dia 7 de fevereiro, não indicado para menores de 18 anos.
“Ninfomaníaca” estreou no Brasil em 10 de janeiro, e dividiu a opinião da crítica. A segunda parte da história teve o primeiro trailer divulgado na última terça-feira (confira no vídeo acima), e está prevista para entrar em cartaz no dia 28 de março no Brasil.