RIO — A comédia "Les garcons et Guillaume a Table" (veja o trailer acima) lidera as indicações ao César, a maior premiação francesa de cinema. Sem previsão de estreia no Brasil, o longa de Guillaume Gallienne concorre em dez categorias, incluindo a de melhor filme.
O polêmico "Azul é a cor mais quente", vencedor da Palma de Ouro do último Festival de Cannes, emplacou oito indicações, assim como "Um estranho no lago". Também disputam a estatueta de melhor filme "9 mois ferme", "Jimmy P.", "O passado" e "La Vénus à la fourrure".
Entre as produções que concorrem a melhor filme estrangeiro estão "Blue Jasmine", de Woody Allen; "Django livre", de Quentin Tarantino; "A grande beleza" (que também foi indicado ao Oscar na mesma categoria), do italiano Paolo Sorrentino; e "Gravidade", de Alfonso Cuarón.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela academia francesa. Um dos momentos mais comentados foi quando o nome de Julie Gayet ("Quai d'Orsay") foi citado entre as indicadas a melhor atriz coadjuvante. Isso porque ela virou notícia nos jornais de todo o mundo, no último mês, por ter sido apontada como amante do presidente François Hollande. Na semana passada, Hollande anunciou a separação de sua companheira, Valerie Trierweiler.
A cerimônia de premiação acontece no dia 28 de fevereiro, no Teatro Chatelet de Paris.