LOS ANGELES - Fazia mais de três anos que eles não subiam num mesmo palco. Mas em dois dias seguidos, Paul McCartney e Ringo Starr emocionaram beatlemaníacos ao redor do mundo em aparições conjuntas. A primeira, na noite de domingo, era alvo de especulação - todo mundo sabia que eles participariam da cerimônia do Grammy, e a "surpresa" se confirmou com ambos tocando a música "Queenie eye", do disco "New", do baixista. Já na noite desta segunda, eles fizeram a alegria dos fãs tocando, finalmente, músicas dos Beatles. O show celebrou os 50 anos da primeira aparição da banda britânica na TV americana, e teve participação de outros artistas.
O concerto faz parte de uma homenagem do Grammy ao grupo, e vai ao ar nos Estados Unidos em 9 de fevereiro pelo canal CBS. No show “The Night That Changed America: A Grammy Salute to The Beatles”, os únicos integrantes vivos da banda foram acompanhados por personalidades como Stevie Wonder, Alicia Keys e Keith Urban, entre outros. Em um show de três horas, antes da apresentação dos dois, vários artistas tocaram músicas do grupo. O duo britânico Eurythmics voltou a se reunir para o show e Katy Perry cantou uma versão de "Yesterday".
Na noite de 9 de fevereiro de 1964, quando os Beatles se apresentaram no "Ed Sullivan Show", eles foram assistidos por mais de 73 milhões de pessoas — quase 50% dos lares americanos estavam com as televisões ligadas no canal. No tributo desta segunda-feira, técnicos do programa de 50 anos atrás lembraram que a ação de filmar a plateia começou naquela noite. Os adolescentes estavam tão histéricos que uma câmera se concentrou inteiramente na reação do público, o que se tornaria um momento marcante para a banda e para a TV americana.
Durante a celebração, Paul e Ringo homenagearam os seus dois companheiros de banda mortos — John Lennon foi assassinado a tiros em 1980 e George Harrison morreu de câncer em 2001.
"Nós estávamos numa banda chamada The Beatles, e sempre que tocávamos George e John estavam conosco", disse Ringo para a plateia, que contava com a presença de Yoko Ono e de Olivia, viúva de Harrison. McCartney completou: "Nesta noite estamos lembrando os nossos amigos John e George".
Os ex-Beatles terminaram o tributo com os clássicos "Hey Jude" e "With a Little Help from My Friends". A última vez que eles haviam tocado juntos músicas da banda foi no aniversário de 70 anos do baterista, em 2010.