RIO - Quentin Tarantino resolveu processar o site "Gawker", que publicou o roteiro de seu ex-novo filme, batizado de "The hateful eight". O cineasta entrou com uma ação judicial contra a página por danos morais e pede US$ 1 milhão de indenização.
"Ex-novo-filme" porque, na última quarta-feira, Tarantino demonstrou uma frustração sem tamanho ao constatar que o roteiro, que ele tinha enviado a apenas seis pessoas, havia vazado. Por causa disso, ele resolveu desistir do projeto, que seria mais um longa de faroeste, para publicar a íntegra em livro.
Na quinta-feira, o blog "Defamer", hospedado no "Gawker", teve acesso ao roteiro de 146 páginas, que pode ser baixado no site. "O 'Gawker' praticou jornalismo predatório. Eles violaram os direitos das pessoas de fazerem um dinheirinho", disse o diretor de "Bastardos inglórios" na ação judicial, obtida pelo "Hollywood Reporter".
"Desta vez, eles foram longe demais. Em vez de apenas publicar uma notícia dizendo que o roteiro de um autor circulou em Hollywood sem a permissão dele, o 'Gawker' cruzou a linha jornalística ao se promover diante do público como a primeira fonte onde se podia ler o roteiro completo ilegalmente".
No passado, o "Gawker" enfrentou outras ações judiciais, como quando divulgou um vídeo em que Hulk Hogan e Rebecca Gayheart aparecem tendo relações sexuais ou quando publicou uma proposta de livro de Lena Dunham, criadora da série "Girls".
Tarantino chamou a pessoa que vazou o roteiro de “traidora”. "Dei o roteiro a um dos produtores de 'Django livre', Reggie Hudlin, e ele permitiu que um agente fosse à sua casa e o lesse. Trata-se de uma traição, mas nada grave, porque o agente não levou o roteiro. Há uma malícia feia no resto da história. Entreguei o texto a três atores. Tim Roth eu sei que não fez isso. Um dos outros permitiu que seu agente o lesse. E esse agente o repassou para todo mundo em Hollywood”, disse.
“Não sei como esses malditos agentes trabalham, mas não vou fazer esse filme agora. Vou publicá-lo, e é isso. Dei o texto para seis pessoas, e se não posso confiar nelas a esse ponto, então não tenho mais desejo em filmar. Vou publicar. Chega. Vou fazer outra coisa. Tenho outros dez (projetos) no mesmo lugar de onde esse veio”, completou.