LOS ANGELES - O elenco de “Trapaça” levou o prêmio principal da 20ª edição do Screen Actors Guild (SAG), o prêmio do Sindicato dos Atores dos EUA. Curiosamente, entre os prêmios individuais o filme de David O. Russel só havia recebido uma indicação (para Jennifer Lawrence, que não levou, depois de ter sido contemplada com o Globo de Ouro uma semana atrás). Entre os prêmios para televisão, os destaques foram Breaking Bad (elenco de série dramática e ator desta categoria para Bryan Cranston) e Modern Family (comédia e melhor ator para Ty Burrel). A cerimônia aconteceu na noite de sábado, em Los Angeles.
"Trapaça" mais uma vez superou outro favorito, “12 years a slave”, que tinha quatro indicações no total no SAG e acabou ficando apenas com o de melhor atriz coadjuvante (Lupita Nyong'o). Cate Blanchett venceu na categoria melhor atriz com o papel da socialite em decadência de “Blue Jasmine”, de Woody Allen, enquanto o melhor ator foi Matthew McConaughey por seu ativista de “Clube de compras Dallas”. Ambos confirmaram o favoritismo para o Oscar, após ganhar também o Globo de Ouro.
"Clube de compras Dallas ficou também com o prêmio de melhor ator coadjuvante (Jared Leto, que viveu um transformista na trama). O SAG Awards é considerado o melhor termômetro para o Oscar porque o maior número de votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é composto por atores (1.176 de 6.028 no total).
Cate protagonizou o momento mais bizarro da noite em seu agradecimento, alisando o troféu e gemendo enquanto falava - o que, naturalmente, virou gif animado.
Veja a lista dos premiados (relembre os indicados aqui):
Cinema
Melhor elenco
"Trapaça"
Melhor ator
Matthew McConaughey ("Clube de compras Dallas")
Melhor atriz
Cate Blanchett ("Blue Jasmine")
Melhor ator coadjuvante
Jared Leto ("Clube de compras Dallas")
Melhor atriz coadjuvante
Lupita Nyong'o ("12 anos de escravidão")
Melhor equipe de dublês
"O grande herói"
Televisão
Melhor elenco - Drama
"Breaking Bad"
Melhor elenco - Comédia
"Modern family"
Melhor ator - Drama
Bryan Cranston ("Breaking Bad")
Melhor atriz - Drama
Maggie Smith ("Downton Abbey")
Melhor ator - Comédia
Ty Burrell ("Modern Family")
Melhor atriz - Comédia
Julia Louis Dreyfus ("Veep")
Melhor ator em telefilme ou minissérie
Michael Douglas ("Minha vida com Liberace")
Melhor atriz em telefilme ou minissérie
Helen Mirren ("Phil Spector")
Melhor equipe de dublês
"Game of thrones"