RIO — Morreu na noite desta terça-feira o ator Dave Madden, 82, conhecido por interpretar o empresário Reuben Kincaid na série “A Família Dó-Ré-Mi”. Vítima de insuficiência renal e problemas cardíacos, o ator sofria de Síndrome Mielodisplásica. A notícia de sua morte foi divulgada por seu agente e confirmada por Danny Bonaduce em seu perfil do Twitter.
Nascido em Sarnia, Ontario, Canadá, Madden cresceu em Port Huron, Michigan, EUA. Quando seu pai morreu em 1939, sua mãe o enviou para Indiana, para morar com os tios, por não ter condição financeiras de criar os quatro filhos. Aos 13 anos de idade, Dave sofreu um acidente de bicicleta que o deixou imobilizado por vários meses. Durante este período, ele começou a se interessar por mágica.
Na infância, ele foi editor de um jornal humorístico na escola. Depois de passar um ano na State Teachers College, Dave abandonou os estudos para se alistar na Força Aérea, onde começou a participar de shows apresentando-se como mágico.
Depois de passar pela Universidade de Miami, onde se formou em Comunicação, Dave estreou na carreira de ator apresentando stand-up comedian em boates e hotéis. Neste período, ele chamou a atenção do cantor Frank Sinatra, que o indicou a Ed Sullivan. A partir daí foi chamado para algumas participações no “The Ed Sullivan Show”, um dos programas de variedades de maior audiência da época.
Entre 1965 e 1966, ele integrou o elenco da sitcom “Camp Runamuck”. Ele se tornou conhecido com o humorístico “Laugh-In”, entre 1968 e 1969. O papel mais marcante, no entanto, é o empresário musical Reuben Kincaid, na sitcom “A Família Dó-Ré-Mi”, a qual acompanhou a vida de uma família, composta por uma viúva e seus filhos, que formam um grupo musical. Na década de 80, ele teve algumas participações na sitcom “Alice”, na qual o público acompanha a vida de uma garçonete e sua filha. Dave dava vida a Earl, um dos frequentadores da lanchonete onde Alice trabalhava.
Ao longo da carreira, o ator participou de episódios de “A feiticeira”, “O jogo perigoso do amor”, “A ilha da fantasia”, “Xerife Lobo”, entre outros.
Dave foi casado duas vezes. A primeira com Nena Arnold, entre 1975 e 1985. O casal teve dois filhos, Peter Michael e Selena. Em 1988, casou-se pela segunda vez com Sandy Martin, ainda viva.
O ator publicou sua autobiografia em 2007 com o título de “Reuben on Wry: The Memoirs of Dave Madden”.