RIO - A polêmica sobre a quantidade de filhos de Zhang Yimou continua dando frutos. O cineasta de "Herói" e "Lanternas vermelhas", de 63 anos, deverá pagar mais de US$ 1,2 milhões (R$ 2,8 milhões) de multa por violar a lei de planejamento familiar da China, que permite no máximo três herdeiros para homens e mulheres.
Os investigadores concluíram que o diretor, assim com sua esposa Chen Ting, de 32 anos. desobedeceram a política de controle de natalidade ao ter filhos sem aprovação e antes de se casarem, em 2011, afirmou nesta quinta-feira o governo da cidade de Wuxi, em um comunicado divulgado na internet.
A China limita a maioria dos casais das cidades urbanas a ter apenas um filho, ou dois se a primeira cria for uma menina. Yimou já tinha uma filha com sua primeira esposa, mas ele e Chen não estavam casados quando nasceu seu filho homem. Essa seria a principal infração identificada pelas autoridades chinesas.
No começo da polêmica, a imprensa internacional chegou a afirmar que o cineasta teria sete filhos com mulheres diferentes. Em dezembro de 2013, o cineasta pediu desculpas públicas, mas afirmou por meio de comunicado que tinha "apenas" dois filhos e uma filha.
A multa é proporcional à renda do casal.