Nesta sexta lanço meu segundo longa-metragem, “Eu não faço a menor ideia do que eu tô fazendo com a minha vida”. Como muitos já sabem, foi um projeto feito entre amigos, todos trabalhando na amizade, com um orçamento mínimo. É o segundo filme que gravo nesse esquema, então elaborei uma lista de dez dicas para você que pensa em fazer um filme independente:
1. Encontre a sua galera. Cursos de cinema e teatro são importantes, porque é lá que você vai encontrar pessoas com objetivos semelhantes ao seu. Pessoas que querem trabalhar com cinema e gostam dos mesmos filmes que você! Unindo amigos com os quais você tem afinidade e que pretendem trabalhar em diferentes áreas de atuação no cinema, você pode formar uma bela equipe.
2. Lembre-se de tornar a experiência divertida. A equipe está trabalhando de graça ou por um valor simbólico. Você vai mesmo querer estressar e gritar com todo mundo? Por mais que o principal objetivo seja concluir o filme, preze pelo bem-estar no set. Brigas são naturais, mas trate de resolvê-las. As pessoas trabalham melhor quando motivadas e de bom humor.
3. Alimente bem a equipe. É o mínimo que você pode fazer. Você pode não pagá-la, mas busque apoio de um bom restaurante para as refeições do set. Todo mundo fica feliz quando come. E pense em opções vegetarianas, pois sempre tem alguém na equipe que não come carne e fica chateado ao se ver sem opções.
4. Pratique o desapego. Acredito que a principal razão pela qual não existam mais “filmes de galera” é a dificuldade em aceitar que seu filme pode não sair como você imaginou a princípio. Obstáculos sempre vão aparecer e talvez aquela sua cena favorita tenha que ficar de fora. Mas isso pode ser bom! A cada problema, em vez de desistir, pense em uma solução criativa. Muitas vezes, e falo por experiência própria, o improviso pode acabar se tornando melhor do que a ideia original.
5. Tenha cuidado com a captação de som. O som mata boa parte dos filmes brasileiros, e o público fica muito mais “cri-cri” com dublagem na sua própria língua. Busque alguém experiente para a função e sempre fique atento aos seus toques.
6. Seja cara de pau. Você não pode ter vergonha na hora de pedir favores. O único jeito de conseguir finalizar bem seu filme é pedindo favores para quase todo mundo que você conhece. Tente mentalizar que um dia você chegará longe por causa desses favores e poderá retribuí-los.
7. Tente se apaixonar por alguém no set de filmagem. Assim, mesmo quando você se desanimar e pensar em desistir de tudo, ainda vai se esforçar para manter a postura de confiança e o bom trabalho para impressionar a pessoa em questão.
8. Aprenda a se colocar de castigo das redes sociais. Invente limites. Você vai se impressionar com a quantidade de coisas que você vai conseguir fazer, caso se proíba de entrar no Facebook e no Twitter por duas horas.
9. Seja o primeiro a fazer alguma coisa. Meu primeiro filme é bacaninha, mas só teve aquela grande repercussão porque foi um dos primeiros longas universitário brasileiros, e o primeiro a ganhar tantos prêmios. O que é novo repercute na mídia e as pessoas têm vontade de compartilhar a notícia nas redes sociais. Por exemplo, criar um canal de esquetes de humor nesse momento talvez não seja a ideia mais original. O seu pode ser só mais um. O modo mais fácil de se destacar é inventar um novo campo no qual você “dispute” sozinho.
10. Faça.