RIO — A odisseia espacial "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón", e o romance futurista "Ela" compartilharam o prêmio de melhor filme dado pela Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles (LAFCA, na sigla em inglês).
O grupo fez o anúncio no domingo. "Gravidade" encabeçou a lista com quatro prêmios, incluindo melhor diretor, melhor edição e melhor fotografia.
"Ela", de Spike Jonze, também foi reconhecido pela direção de arte, que compôs o visual futurista de K.K. Barrett.
O prêmio de melhor atriz foi compartilhado por Cate Blanchett, por "Blue Jasmine", e Adele Exarchopoulus, pelo seu papel em "Azul é a cor mais quente", vencedor da Palma de Ouro em Cannes.
Bruce Dern levou para a casa o prêmio de melhor ator por "Nebraska". O de melhor roteiro foi para "Antes da meia-noite", escrito pelo diretor Richard Linklater e seus dois atores principais, Julie Delpy e Ethan Hawke.
No começo da semana passada, o New York Film Critics Circle consagrou "Trapaça", sobre artistas forçados a trabalhar para o FBI nos anos 1970. No domingo, a Associação de Críticos de Cinema de Boston e os Críticos Online de Nova York deram o prêmio de melhor filme para "12 years a slave", um forte candidato ao Oscar.