RIO - Expondo os bastidores da cozinha em uma apresentação sinergética que mistura gastronomia e música, o artista plástico e chef curitibano Washington Silveira realiza sábado, às 20h, no Espaço Zebra, em São Paulo, a Kitchen Dub Experience, um jantar performático que encerra a primeira edição do Música Estranha! — festival paulistano com direção artística de Thiago Cury, que desde quarta-feira e até amanhã realiza uma série de shows, performances, debates e palestras sobre diferentes gêneros e experimentações musicais, da música eletroacústica e folclórica até instalações sonoras e audioarte. O festival tem programação no Espaço Zebra, no Centro Cultural São Paulo e no Centro Cultural Rio Verde.
Na performance, Washington vai preparar um jantar na frente do público, com alguns dos utensílios que usa para cozinhar cuidadosamente microfonados. Os chiados das panelas, o ruído do cozimento e as batidas nas tábuas de corte se transformam em uma base sonora que será acompanhada pelos músicos Renato Larini e Fernando Thomaz, compondo uma espécie de dub experimental. O cheiro da comida sendo preparada toma conta do espaço e cria uma imersão completa no preparo do jantar, que em seguida é servido.
20 pessoas poderão saborear o prato
Indicado em 2012 e 2013 ao prêmio Pipa, Washington começou a trabalhar com gastronomia para dar um gás no orçamento e acabou levando a coisa a sério. Abriu o bistrô Duchamp, em Curitiba, e se especializou em garde manger — preparação de pratos frios —, assunto sobre o qual hoje é professor.
— Eu queria fazer algo que relacionasse gastronomia e arte, mas que fugisse do óbvio, como esculturas com comida ou algo do tipo. Foi aí que veio a ideia do Kitchen Dub Experience. É uma experiência para o público tanto quanto é pra mim — conta Washington.
Esta será a quinta performance da Kitchen Dub Experience, sempre em parceria com Renato Larini, que também comanda o simpático Espaço Zebra — uma mistura de galeria, ateliê de marcenaria, sebo, bar e restaurante no bairro do Bixiga, que abrigará o evento pela segunda vez. A entrada custa apenas R$ 10, mas se você quiser ser um dos 20 felizardos que vão saborear o prato e fazer a sinergia completa, precisa garantir sua reserva pagando R$ 50.
Para comer com os olhos e com os ouvidos.
* Carol Luck escreve na página Transcultura, publicada no Segundo Caderno às sextas-feiras