RIO - Os ingressos eram caros - alguns chegavam a R$ 900 -, e a noite do feriado da Consciência Negra tinha a concorrência, além do futebol, do intenso movimento do shopping onde se localiza o Citibank Hall, na Zona Oeste carioca, na última quarta-feira. Apesar disso, Yusuf, o artista inglês outrora conhecido como Cat Stevens, conseguiu lotar cerca de 80% da casa, que saíram encantados com a musicalidade do compositor.
Ao lado do fiel escudeiro Alun Davies (violão e voz), seu parceiro desde 1970, e de uma banda dedicada mas um pouco insegura, Stevens abriu o show com a bela "Moonshadow", que já inaugurou o coro popular. Mostrando as habituais segurança e simplicidade ao violão, e com a voz em boa forma, ele conquistou a plateia sem precisar falar nada, apenas com a música.
Outro clássico, "Where do the children play", veio em seguida, já deixando clara a dinâmica do show: Stevens e Davies puxavam as músicas, com seus violões e vozes, e a banda entrava em seguida, após uma discreta troca de olhares. Nada que não fizesse o público aplaudir e cantar as músicas que conhecia, como a bela (e tristíssima) "Sad Lisa", que Stevens cantou no piano elétrico, "Ruins" e "Maybe there's a world", que ganhou citação do refrão de "All you need is love", dos Beatles, para deleite da galera.
- Adoro os Beatles! - disse o barbudo Stevens, que se mostrou simpático e bem-humorado, com referências engraçadas até a drogas ("fumávamos umas coisas engraçadas na época em que gravamos a trilha sonora de 'Ensina-me a viver'") e a sua longa ausência do cenário pop após a conversão para o islamismo, em 1978 ("tirei umas férias, talvez longas demais").
Ele pouco falou de sua relação com o Rio, onde passou longas temporadas nos anos 1970, mas homenageou o Brasil com a nova música "O jogo bonito", uma tentativa de samba-rock (simpática, mas mal-sucedida), recebendo aplausos pelas boas intenções. As músicas de seus discos recentes, já com o o nome Yusuf, como "Thinking 'bout you" e "You can do (whatever)", da trilha sonora do filme "Jobs", se encaixaram bem nas antigas, mostrando que ele não perdeu a verve.
Ao final, os clássicos "Father and son" e "Wild world" elevaram as vozes e trouxeram aos olhos as lágrimas, em uma noite memorável.
Cotação: Bom