RIO — A prefeitura divulgou, nesta quarta-feira, o esquema especial de trânsito para a segunda semana do Rock in Rio 2013, que acontece a partir de quinta-feira até domingo, na Cidade do Rock. Desta vez, as vias estarão fechadas a partir das 11h de quinta, serão reabertas às 5h de sexta e novamente interditadas das 11h de sexta até 5h de segunda. A principal recomendação é que o público chegue ao evento utilizando o transporte público. Não será possível acessar o entorno do evento de carro, nem haverá áreas de estacionamento perto.
Confira o esquema de trãnsito para o Rock in Rio 2013.
Nesses períodos, ficarão fechadas a Avenida Salvador Allende, entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes; a Avenida Embaixador Abelardo Bueno, desde a Avenida Canal Arroio Pavuna até a Salvador Allende; e também a Avenida Olof Palme, da Estrada dos Bandeirantes até a Salvador Allende. Trechos das ruas Abrahão Jabour e Pedro Calmon também ficarão interditados.
Para chegar ao Rock in Rio, haverá uma linha especial ligando o Terminal Alvorada à Cidade do Rock (com tarifa de R$ 2,75 por viagem). Esses ônibus, que circularão das 10h às 4h do dia seguinte, irão até um terminal provisório que está sendo montado próximo ao Autódromo. Desse ponto, o público terá de caminhar um quilômetro até o portão de entrada do festival. Na volta, os coletivos partirão do mesmo terminal provisório. Nos dois trajetos, os ônibus vão parar nos pontos em frente ao BarraShopping, ao CasaShopping e ao Shopping Via Parque.
Haverá venda de bilhetes no Terminal Alvorada e em guichês na Abelardo Bueno (para a volta). A prefeitura recomenda, porém, que a ida e a volta sejam compradas juntas, para evitar filas na saída do evento. Já a compra antecipada do cartão poderá ser feita na Rua da Carioca 44, no Centro. Poderão ser usados os bilhetes únicos e vales transportes.
Além desses ônibus, haverá linhas fretadas (Ônibus Rock in Rio Especial) pela organização do evento que sairão de 13 pontos da cidade e deixarão o público na Cidade do Rock (a passagem, de ida e volta, custa R$ 50). Na ida, que acontecerá das 11h às 20h, o passageiro deve agendar o local e o horário de embarque no momento da compra, que já pode ser feita no site https://eventos.riocard.com/rockinrio/. Na volta, os ônibus partirão de um terminal no Riocentro, até duas horas depois do fim do show no Palco Mundo.
Ônibus regulares que circulam pela região serão outra opção na chegada, com funcionamento normal até meia-noite de cada dia. No Terminal Alvorada, linhas para toda a cidade terão frota reforçada durante toda a madrugada.
Vans e táxis não entrarão nas áreas de bloqueios. Um ponto de táxi será montando no Terminal Alvorada. Já moradores do entorno da Cidade do Rock serão credenciados para terem acesso as suas casas e condomínios durante o evento.
No primeiro fim de semana do Rock in Rio (realizado do dia 13/09 a 15/09), cerca de 200 coletivos da linha especial de ônibus Alvorada – Cidade do Rock circularam das 10h às 4h, em cada dia de show, com partidas em intervalos de aproximadamente dois minutos e, nos horários de pico, em intervalos de um minuto. A plataforma exclusiva de embarque para a Cidade do Rock permitiu operação simultânea de até 20 ônibus. O tempo de espera médio para o embarque foi de dez minutos. Já no Terminal Cidade do Rock, a bateria de roletas na entrada da área de embarque permitiu rápido escoamento do público na saída.
Operação conta com 950 homens
A operação de trânsito contará com a participação de 950 homens por dia, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e pessoal de apoio. Haverá 45 veículos operacionais e 55 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar as interdições durante os dias do evento. Além disso, os bloqueios contarão com o apoio da Polícia Militar. Reboques da Secretaria de Ordem Pública (SEOP) circularão em toda a área de abrangência do evento para impedir e reprimir o estacionamento irregular. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, 15 reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.
Serão utilizados 30 painéis de mensagens variáveis móveis e fixos, que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos, as rotas alternativas e sobre as restrições de estacionamento. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com 32 câmeras, permitindo que técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos em função das condições do trânsito em cada momento.
BRT terá reforços para atender público
Durante os dias de show do Rock in Rio esta semana, todas as estações da Barra e do Recreio do BRT estarão operando 24h. As bilheterias do Terminal Alvorada serão reforçadas entre 12h e 22h, para atender os passageiros das linhas Alvorada x Cidade do Rock (os cartões podem ser recarregados nas bilheterias) e haverá guichês operando 24h.
A plataforma do Terminal Alvorada terá reforço de pessoal para organizar as filas de embarque entre 22h e 6h para receber passageiros voltando do show que desejem utilizar o BRT para ir para Barra, Recreio, Santa Cruz e Campo Grande.
Também será reforçada a operação dos ônibus articulados para atender os passageiros na saída do show entre 3h e 6h da manhã.