RECIFE – O escritor Ariano Suassuna, de 86 anos, permanece internado na Unidade Coronária do Real Hospital Português, em Recife, onde chegou na quarta feira pela manhã, após sentir-se mal em casa. As visitas ao autor de “A Pedra do Reino” e de "Auto da compadecida" permanecem proibidas.
Membro da Academia Brasileira de Letras e assessor especial do governo de Pernambuco, Suassuna sofreu um infarto com “comprometimento cardíaco de pequenas proporções”, segundo os médicos que o assistem. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde da quinta-feira, “o paciente evoluiu bem ao longo do período em que se encontra internado”.
De acordo com a nota, assinada pelo cardiologista Jorge Guimarães, “todos os parâmetros clínicos e de exames complementares estão dentro do curso natural e não houve intercorrências”. O paciente pode ser transferido ainda hoje da UCO para um quarto.
Por recomendação médica, o escritor não pode receber visitas. Com “o objetivo de facilitar este período de convalescença, deverá manter-se em repouso absoluto e as visitas permanecem expressamente proibidas”, explicou Guimarães.
Secretário da Assessoria Especial do Governo de Pernambuco, Ariano se divide entre as atribuições administrativas e a vida de intelectual. Além de trabalhar em mais um romance, ele tem percorrido o país com suas aulas espetáculo, e prestigiado a exposição “Ariano Suassuna-Arte como Missão”, projeto multimídia da Caixa Cultural, que já passou por três capitais (Brasília, Rio de Janeiro e Fortaleza).