RIO - O jornalista Miguel Conde deixa a curadoria da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), depois de comandar duas edições do evento, para assumir uma vaga criada para ele no departamento editorial da carioca Rocco, onde será o braço direito da diretora editorial, Vivian Wyler.
Na hierarquia do departamento editorial da Rocco, o jornalista, que também é colunista do caderno Prosa, do GLOBO, ficará entre Vivian e os editores-assistentes. Ele não deverá ficar preso a nenhum tema específico, como acontece com outros editores, mas se envolverá em todos os lançamentos da Rocco.
Segundo apurou o GLOBO, Miguel Conde foi convidado para o cargo por Paulo Rocco, dono da editora, antes de a última Flip começar, no dia 3 de julho. Eles esperaram o fim do evento para comunicar aos funcionários a contratação, que foi anunciada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na edição deste sábado. O jornalista já começa a trabalhar no próximo dia 5 de agosto, uma segunda-feira.
— A Flip foi uma experiência muito boa. Ser curador te dá uma autonomia rara de ser encontrada em outros empregos. A direção da festa literária sempre endossou e respeitou minhas opiniões — disse Conde.
Ele não é a única contratação anunciada pela Rocco nesta semana. A editora também acaba de contratar Corina Campos, ex-diretora comercial da Leya, e Gabriela Giosa, ex-coordenadora de marketing da Livraria da Travessa. Na Rocco, as duas assumem as mesmas funções de seus empregos anteriores.
Miguel Conde esteve na curadoria da Flip nas duas últimas edições. Na de 2012, o autor homenageado foi o poeta Carlos Drummond de Andrade. Na deste ano, que ocorreu na primeira semana de julho, a homenagem foi para o romancista Graciliano Ramos. O tributo de 2014 ainda não foi anunciado.