NOVA YORK - O rapper Kendrick Lamar, o ator Jamie Foxx e as cantoras Rihanna e Nicki Minaj foram alguns dos grandes vencedores do BET Awards neste domingo. O prêmio celebra músicos, atores e atletas negros.
Com oito indicações, Lamar conquistou os prêmios de Melhor Artista Novo e Melhor Artista Masculino de Hip-Hop na cerimônia de três horas e meia de duração, que aconteceu no Nokia Theater, em Hollywood, e que foi apresentada pelo comediante Chris Tucker. Falando sobre sua cidade de origem, Lamar lembrou os programas de habitação e os tempos de assistência social. "Agora, vocês estão me vendo na TV", ele disse.
"Started at the bottom", de Drake, foi considerado o Vídeo do Ano, um dos prêmios mais importantes da noite. Ele também venceu o "Viewers' Choice". O trófeu de Melhor Artista Feminina de Hip-Hop foi para Nicki Minaj pelo quarto ano consecutivo. Ela disse que todas essas vitórias foram uma "experiência de humildade". Rihanna levou para casa o prêmio de Melhor Artista Feminina de R&B Pop, enquanto Miguel conquistou a versão masculina dessa categoria.
Foxx, que estrelou "Django livre", foi nomeado Melhor Ator. Ele agradeceu aos "deuses da atuação" que encontrou durante a sua vida, incluindo Sidney Poitier e Harry Belafonte, assim como o diretor Quentin Tarantino.
Justin Timberlake deu ao veterano cantor de R&B e ex-vocalista do The Gap Band, Charlie Wilson, o prêmio pelo conjunto da obra. Timberlake se apresentou ao lado de Pharrell Williams e Snoop Dogg em homenagem à carreira de Wilson.
O BET de Melhor Filme foi para a comédia romântica "Pense como eles". O duo Macklemore & Ryan Lewis foi eleito Melhor Grupo. A Melhor Colaboração foi para A$ap Rocky, com Drake, 2 Chainz e Lamar, por "Problems". Mary Mary ganhou o prêmio de Melhor Artista Gospel.
A cerimônia teve apresentações de Robin Thicke, Stevie Wonder, Mariah Carey, Miguel, Ciara e Janelle Monae, que fechou o evento junto com Erykah Badu.