RIO - A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela premiação do Oscar, anunciou os nomes das 276 pessoas convidadas para fazer parte da instituição. Entre elas, estão os cineastas brasileiros Eduardo Coutinho e José Padilha.
"Essas pessoas estão entre os melhores cineastas trabalhando na indústria atualmente", disse, em comunicado enviado à imprensa, o presidente da Academia, Hawk Koch. "O talento e a criatividade deles capturaram a imaginação do público ao redor do mundo, e estou orgulhoso de receber cada um à Academia".
Responsáveis pelas indicações e por escolherem os filmes vencedores no Oscar, os membros são categorizados em "ramos", como "Atores", "Fotógrafos" e "Diretores". A cada ano eles podem indicar um candidato para o seu grupo. Coutinho ("As Canções", "Cabra marcado para morrer") e Padilha ("Ônibus 174", "Garapa") foram convidados para integrar o ramo "Documentário".
Segundo o site da Academia, para se tornar um associado é preciso atuar em alguma área do cinema e ser reconhecido pela alta qualidade do trabalho. Walter Salles, Bruno Barreto e Sonia Braga são alguns brasileiros que já fazem parte do grupo, que tem mais de seis mil integrantes.