Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Fernando Henrique é eleito para a Academia Brasileira de Letras

$
0
0

RIO - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi eleito, na tarde desta quinta-feira, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras, onde vai ocupar a cadeira número 36, vaga desde a morte de João de Scantimburgo, em março passado. A votação foi realizada no Palácio Petit Trianon, sede da ABL.

FH, que também é articulista do GLOBO, foi escolhido com 34 votos dos 39 válidos, numa eleição com 26 acadêmicos presentes (na ABL, os ausentes votam por carta). A votação, conduzida pela escritora Ana Maria Machado, presidente da academia, teve quatro votos em branco e uma abstenção, do imortal Ariano Suassuna.

— Por ter sido presidente, sempre tive muita prudência em concorrer à vaga. Não houve politização, que era o que eu temia — disse o ex-presidente. — Achava que, por não ser um homem de letras, eu não poderia concorrer. Sempre quis separar minha trajetória de professor e intelectual da função de líder político.

FH é o terceiro ex-presidente a ser eleito imortal na ABL. Os outros são Getúlio Vargas, escolhido em 1941, e José Sarney, eleito em 1980.

Trajetória intelectual

Os dois principais defensores da candidatura de FH foram a escritora Nélida Piñon e Sarney. Nélida lembrou que queria essa candidatura desde 1997, mas não podia propô-la porque era presidente da ABL.

FH é doutor em sociologia e professor emérito da Universidade de São Paulo (USP), de onde foi aposentado, compulsoriamente, pelo regime militar, em 1968. Fundou, junto com outros professores cassados, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), entidade de pesquisas sobre o Brasil. Sua produção passa por áreas como a sociologia e a ciência política, além da economia e das relações internacionais. Seu livro “Dependência e desenvolvimento” (1969) é um dos marcos dos estudos da teoria do desenvolvimento e foi traduzido em 16 idiomas.

Ele recebeu o título de doutor honoris causa em mais de 20 universidades do mundo, como Cambridge, Oxford e a London School of Economics. É membro do The Elders, grupo de dez líderes globais criado por Nelson Mandela para promover a paz e os direitos humanos.

Ele é considerado o pai do Plano Real, que acabou com a inflação e estabilizou a economia brasileira nos anos 90. Após a eleição na ABL, FH recebeu os imortais na Fundação Eva Klabin, na Lagoa, para comemorar.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>