Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Fernando Henrique Cardoso deixa a presidência do conselho da Osesp

$
0
0

RIO - Após oito anos e dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso deixa o cargo de presidente do conselho administrativo da Fundação Osesp, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Para o posto, foi eleito nesta terça-feira o executivo Fábio Colletti Barbosa, presidente da Abril S.A..

O último ato da gestão de FHC à frente da fundação, criada em 2005 para supervisionar a gestão da orquestra, foi nomear a regente Marin Alsop como diretora musical do grupo. Segundo a própria orquestra, nos últimos seis anos os repasses do governo aumentaram de R$ 44,2 milhões para R$ 55,8 milhões. No entanto, a quantia hoje representa 57% do orçamento total da Osesp, 19% a menos do que em 2006. O repasse de recursos próprios também cresceu, passando a representar 43% do total do orçamento anual.

No mesmo período, a orquestra aumentou em 4,7 vezes sua atividade. Com isso, o público total cresceu de 169,734 pessoas em 2006 para 416,129 em 2012. Os eventos gratuitos ou com preços populares e a participação de de crianças e jovens em projetos educacionais também cresceu durante a gestão de Fernando Henrique. O número de professores treinados também subiu de 339 para 1,081 no mesmo período.

Ex-presidente do banco Santander e integrante do conselho há dois anos, Barbosa assume o cargo com otimismo. "Meu maior objetivo será dar continuidade e contribuir para que a instituição continue se aprimorando, levando a arte e a cultura a um número cada vez maior de pessoas", disse.

Nomeado presidente de honra, Fernando Henrique também se manifestou: "Este movimento contribuirá para aprofundar as raízes institucionais da Osesp e criar as condições para que ela preserve seus princípios e se torne perene, objetivos centrais da fundação Osesp desde sua criação em 2005", afirmou.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>