Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Morre a escritora Tatiana Belinky, aos 94 anos

$
0
0

RIO - Considerada uma das maiores autoras de livros infantojuvenis do Brasil, a escritora e tradutora Tatiana Belinky morreu na tarde deste sábado (15) em São Paulo. Ela estava internada há 11 dias no Hospital Alvorada, que não divulgou a causa da morte. Segundo a família da escritora, o enterro está marcado para as 14h deste domingo (16), no cemitério israelita da Vila Mariana, na capital paulista.

Autora de mais de 250 livros, Tatiana nasceu em São Petersburgo, na antiga Unisão Soviética, em 1919, e aos 10 anos sua família mudou-se para o Brasil, onde fixaram residência em São Paulo. Entre seus livros prediletos está o autobiográfico “Transplante de menina — Da Rua dos Navios à Rua Jaguaribe” (editora Moderna) e de poemas “Limeriques do bípede apaixonado” (editora 34).

— Considero a Tatiana uma grande tradutora, que fez um trabalho inigualável vertendo e adaptando os escritores russos, principalmente, para as crianças. Além disso, enveredou pelo nonsense, recriando limeriques para os pequenos — elogia Dirce Waltrick do Amarante, tradutora e autora de “As antenas do caracol: notas sobre literatura infantojuvenil” (Iluminuras, 2012).


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716