Ao final do nono episódio da atual temporada de “Game of thrones”, exibido no domingo passado, Arya Stark chega muito perto de reencontrar a mãe, Catelyn (Michelle Fairley), e o irmão mais velho, Robb (Richard Madden). Mas os acontecimentos do Casamento Vermelho jogam a menina de volta para a estrada: mesmo com a família dilacerada em meio à guerra, Arya segue lutando pela sobrevivência. Com carisma e forte personalidade, a menina já se tornou um dos personagens favoritos de boa parte dos fãs da saga, cujo terceiro ano chega ao fim neste domingo, às 22h, na HBO.
O sentimento do público é compartilhado pela jovem atriz Maisie Williams, que a interpreta:
— É tão fácil gostar de Arya. Quando sou reconhecida, posso realmente fazer o dia de alguém só por estar ali, o que é muito gratificante.
Maisie tinha apenas 12 anos quando conseguiu o papel de Arya e, na época, nunca havia ouvido falar nos livros de George R.R. Martin — e nem sequer na HBO. Hoje, aos 15, percebe o tamanho do projeto no qual está envolvida.
— Essas coisas não acontecem com gente como eu... Sei que é um clichê, mas é verdade. Eu venho da vila mais entediante de todos os tempos, ninguém nunca ouviu falar dela (Midsomer Norton, cidade de 10 mil habitantes no Reino Unido). Cresci como uma garota numa escola normal, e tudo aconteceu muito rápido...
Com o trabalho (e o sucesso da série), Maisie estuda em casa. E não tem planos para o futuro:
— Estou fazendo um curso de dança, mas nada acadêmico. Acho que quando terminar o colégio vou trabalhar... Para sempre, espero (risos). Se não der certo, posso voltar aos estudos e procurar um emprego normal. Até lá, vamos ver.
Maisie lembra do constrangimento de assistir com a família às primeiras temporadas — recheadas de cenas picantes —, mas garante que a maior preocupação era que todos gostassem de sua atuação. Agora, enfrenta os problemas práticos de uma moça de 15 anos interpretando uma de 10.
— O figurino que eu uso é largo, e eles fazem uma maquiagem boa, com sombras, sobrancelhas grossas. Era inevitável que ficássemos mais velhos. Eu vi Isaac (Hempstead-Wright, o Bran Stark) outro dia, e ele está tão alto... É difícil perceber, pois ele está sentado nas cenas, mas Isaac cresceu tanto!
A essa altura, Maisie já se acostumou a perder colegas de elenco, considerando a falta de cerimônia com a qual os personagens morrem na série. Mas ela ainda se lembra com carinho de Sean Bean, que interpretou o nobre Ned Stark, pai de sua personagem, na primeira temporada.
— Eu tive muitas cenas um a um com ele e conversamos bastante. Muitos dos diálogos em "Game of thrones" são muito formais, mas ele consegue torná-los plausíveis. Para mim era difícil, ele ajudou muito; é um grande cara. As mães dos meus amigos gostam muito dele (risos).