BEIJING — Ai Weiwei prometeu e agora cumpriu. O artista chinês lançou nesta quarta-feira "Dumbass", a primeira música de seu primeiro disco, todo dedicado ao heavy metal. No clipe, Weiwei recria passagens dos 81 dias que passou preso em 2011. As cenas são alternadas com imagens do que seriam os pensamentos dos guardas que encarceravam Weiwei.
"Esse é um vídeo sobre toda a situação. Não é sobre mim. É sobre como o poder do estado tenta gerenciar e manter este tipo de controle", explica Weiwei, que contou com a ajuda do amigo e músico Zuoxiao Zuzhou para gravar as seis faixas, que vão compor o álbum "Divine comedy", a ser lançado em 22 de junho. A data marca dois anos do dia em que Weiwei foi libertado da prisão.
O clipe é dirigido por Christopher Doyle, australiano residente em Hong Kong, mais conhecido por seu trabalho com Wong Kar-Wai, ao lado de Zhang Yimou. "Os soldados me perguntaram em segredo sobre sexo e coisas diferentes. Eles são como prisioneiros lá. Eles nunca podem deixar o prédio. E eles não sabem o que acontece lá fora", explicou.
Weiwei, que disse nunca ter escutado música na vida, contou que decidiu fazer o disco por "querer fazer algo impossível". "Quero mostrar aos jovens chineses que todos podem cantar. Essa é a nossa voz", completou. As informações são do "New York Times".