RIO - O cineasta dinamarquês Thomas Vinterberg venceu o Prix Media pelo filme "The commune", que deve começar a ser produzido no ano que vem. O prêmio é voltado a projetos cinematográficos com potencial para se destacar nas bilheterias, e o ganhador recebe um subsídio de um programa de cinema da União Europeia.
O diretor, que neste ano preside a mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) em Cannes, vai dividir o prêmio com o co-roteirista Tobias Lindholm e a produtora Sisse Graum. A cerimônia vai acontecer durante o festival, no domingo, dia do aniversário de 44 anos de Vinteberg.
"The commune" vai retratar a vida em uma comuna dinamarquesa nos anos 1970.
"O desenvolvimento é uma parte vital e extremamente criativa do processo de um filme. É ótimo ter uma instituição como o programa Media, da União Europeia, que reconhece e apoia a produção de filmes em sua fase mais delicada", disse Vinteberg, que vai receber o prêmio das mãos de Androulla Vassiliou, comissária europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude.
"Este é um prêmio bem merecido para um dos maiores talentos como diretor. Os filmes de Thomas nunca são comuns. Sao sempre instigantes, muito bem contados e atuados. Ele não tem medo de se arriscar, e, depois do sucesso mundial de sua obra-prima de 2012, 'A caça', todos nós aguardamos ansiosamente pelo seu próximo lançamento", elogiou Androulla Vassiliou.
O primeiro Prix Media foi entregue em 2012 para o filme "Le passé", que concorre, neste ano, à Palma de Ouro.