RIO - O cineasta italiano Bernardo Bertolucci vai presidir o júri da 70ª edição do Festival de Veneza, responsável por escolher o filme merecedor do Leão de Ouro.
"Poucos diretores podem reivindicar uma experiência de vida tão apaixonadamente comprometida com o cinema contemporâneo como Bertolucci", elogiou o diretor do festival, Alberto Barbera. "O trabalho dele explorou com curiosidade insaciável o nosso mundo e a linguagem do cinema, descobrindo e trazendo à tona o que há de mais importante e bonito."
Essa é a segunda vez que Bertolucci comanda o júri. A primeira foi em 1983, na 40ª edição do evento. O cineasta venceu dois Oscars, pela direção e pelo roteiro de "O último imperador", de 1987, álém de ter sido indicado por "O último tango em Paris", de 1972, e "O conformista", de 1970.
"Durante alguns dias, terei a oportunidade de ver os trabalhos de cinema mais interessantes sendo feitos ao redor do mundo. Meu amigo e fã de filmes Alberto Barbera tem o dom de descobrir os nichos mais misteriosos nos países mais misteriosos do planeta", declarou Bertolucci.
O Festival de Veneza acontece entre 28 de agosto e 7 de setembro.