Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Clarice Lispector ganha site e concerto para celebrar a data em que completaria 92 anos

$
0
0

RIO - Na certidão: Chechelnyk, 10 de dezembro de 1920. Nome de batismo, Haia. Mas esses dados duraram apenas dois anos. Com a vinda da família para o Brasil, Haia viraria Clarice e a sua naturalidade seria mais brasileira do que ucraniana. Um dos nomes mais fortes, e cada vez mais populares, da literatura brasileira, Clarice Lispector completaria 92 anos nesta segunda-feira. Para celebrar a data, o Instituto Moreira Sales (IMS) lança um site e realiza um concerto para homenagear a escritora.

É a segunda vez que a instituição participa do evento Hora de Clarice. O poeta Eucanaã Ferraz, que dirige o concerto e organizou o site, conta que em 2011 o IMS colaborou com a festa, mas como eles são os titulares do acervo da autora de clássicos como "A Paixão segundo G.H." e "A hora da estrela", houve o desejo de reunir as informações sobre a escritora, sua vida e obra.

— Para a edição desse ano achei que seria importante fazer algo digital. A ideia era reunir conteúdo sobre a Clarice, pois muitas informações sobre ela estão dispersas e, às vezes, não são confiáveis — conta Ferraz ressaltando a necessidade de juntar em um ambiente com mais credibilidade o conteúdo sobre a escritora, que é muito citada na internet.

Para refazer a trajetória da escritora, morta na véspera de completar 57 anos, em 1977, sua história foi dividida por temas, como vida, bibliografia e traduções comparadas. No site, também é possível fazer o download gratuito de dois ebooks de Roberto Corrêa dos Santos, um dos maiores especialistas em Clarice Lispector no Brasil: "Ela, Clarice", publicação esgotada, e "Na cavidade do Rochedo – A pós-filosofia de Clarice Lispector", livro inédito que deverá entrar no ar no site até o final do ano.

Ao navegar pelo portal, é possível cruzar com manuscritos, anotações usadas como inspiração para livros, além de fazer um passeio virtual pelos cenários do Rio de Janeiro que inspiraram Clarice. A página conta ainda com vídeos de especialistas como o ensaísta e músico José Miguel Wisnik e da professora e pesquisadora Nádia Gotlib, autora de diversos artigos sobre a escritora e o livro “Clarice - Fotobiografia”, lançado em 2008.

— Conseguimos reunir um grande volume bibliográfico. E cada detalhe do site é assinado por um especialista. É um portal muito sério e com informações muito sólidas — fala o organizador, que considera Clarice uma das "autoras de sua vida".

Inspirado no show "A hora da estrela" que Maria Bethânia apresentou em 1984, na terça-feira será apresentado um concerto com 18 canções que têm alguma relação com a obra de Clarice.

O repertório tocado por Jussara Silveira (voz), Bebê Kramer (acordeom), Marcelo Costa (percussão) e Muri Costa (violão) vai de canções clássicas de Chico Buarque e Caetano Veloso a músicas contemporâneas como "Invejoso", de Arnaldo Antunes. O recital, que acontece no IMS, às 20h, vai ser intercalado com a narração do ator João Miguel de textos da escritora.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>