Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Cia. Staccato celebra 20 anos

$
0
0

RIO - Ao pensar nos 20 anos que sua Cia. Staccato completa em 2013 e celebra a partir desta quinta no Espaço Sérgio Porto, com a estreia de “Deriva Quad”, Paulo Caldas observa três fases distintas. A primeira delas, entre 1993 e 2004, deu origem a coreografias para duetos marcadas por movimentos contínuos, fluídos, e realizados no solo. Já a segunda, sinalizada pela estreia de “Coreografismos” (2004), fez os bailarinos deixarem o chão para ficar de pé, mas foi só na terceira e atual etapa que o coreógrafo passou a mesclar os diversos planos e a fragmentar os movimentos. É o resultado desses últimos experimentos que serão evidenciados nessa mostra de repertório que traz, além da inédita “Deriva Quad”, criações importantes do período como “Quinteto” (2008), “Grafismos” (2011) e a instalação “Deriva Fonte” (2013) — saída, como indica o título, do espetáculo “Fonte”, apresentado em fevereiro último no Espaço Sesc.

— Optamos por um recorte que explorasse as nossas últimas coreografias, porque de alguma forma elas concentram as pesquisas que desenvolvemos ao longo desse tempo — diz Caldas. — O nosso último espetáculo, “Fonte”, por exemplo, mostra que não excluímos nada, apenas incluímos. Trazíamos movimentos fluídos e fragmentados, além de coreografias no chão e outras em pé. Ou seja, mostrávamos nossos vários modos de se mover. Agora, nessa seleção, poderemos exibir montagens importantes dessa fase, além de um trabalho novo.

A nova obra tem por ponto de partida a peça “Quad”, escrita para TV escrita por Samuel Beckett, em 1981. Caldas, no entanto, extrai da obra sua estrutura, sua forma, não trabalha com as palavras do irlandês.

— Não é uma adaptação dramatúrgica, não estamos montando Beckett. Trata-se de uma abordagem coreográfica que deriva do texto — diz.

O original foi definido por Beckett como um “balé para quatro pessoas”, onde quatro atores vestidos com robes caminham silenciosamente sobre as arestas de um quadrado e também pelas diagonais que ligam suas pontas.

— Ele imaginou quatro figuras com alguma experiência em dança. A peça é meio que um balé e fiquei muito interessado na sua estrutura — diz.

Com coreografias coassinadas entre Caldas e Danilo D’Alma, “Deriva Quad” traz bailarinos de hip hop, como em “Grafismos” — exibida de hoje até 10 de maio —, primeiro trabalho em que a cia. Staccato/Paulo Caldas desenvolveu coreografias com ponta e de dança de rua.

— O trabalho com os dançarinos de rua e o interesse pela forma como se movimentam começou com “Grafismos”, mas segue forte — diz Caldas.

Além de “Quinteto”, que entra em cartaz dia 11, a mostra exibe sete obras de vídeodança até o dia 12, a partir das 17h.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>