RIO - Em meio a um projeto que custou US$ 100 milhões e contou com nomes como o diretor David Fincher e o ator Kevin Spacey na pele do deputado Francis Underwood, um jovem rosto chamou a atenção. No papel de Zoe Barnes, uma brilhante e ambiciosa repórter, Kate Mara se destaca em “House of cards”, produção da Netflix disponibilizada aos assinantes do serviço desde 1º de fevereiro deste ano.
Se na versão original, exibida pela BBC britânica em 1990, Zoe sai cedo de cena, no remake americano a personagem é responsável por grande parte da tensão da trama, ao extrapolar as relações entre jornalista e fonte, tomando caminhos por vezes perigosos e nada éticos. Para a americana de 30 anos, integrar o estrelado elenco da série — renovada para sua segunda temporada — foi um ótimo desafio, mas nada fora do comum. Afinal, ela já dividiu a cena com nomes como Jeff Bridges, Heath Ledger, Paul Giamatti, Michael C. Hall e Robert Downey Jr..
— Claro que você não pega um trabalho com David Fincher, Kevin Spacey e Robin Wright e aparece nas gravações como se fosse um dia como outro qualquer. Você tem que estar muito bem preparada e disposta. Sempre quis estar cercada por pessoas como essas, que eu realmente respeito, e meu desafio é simplesmente buscar estar no mesmo nível delas — conta a atriz, conhecida por participações em “American horror story” e “24 horas”, em uma teleconferência com jornalistas.
Questionada sobre os rumos da personagem, uma das mais marcantes de sua carreira, Kate diz não poder revelar muito sobre o próximo ano da série, que acaba de começar a ser filmado, mas ainda sem data para estrear:
— Na primeira temporada, Zoe se dá conta de que suas ações têm consequências maiores do que ela imaginava. Sinto que ela pode recuar um pouco ou apenas tomar a consciência do quão tóxica é sua relação com Francis. Embora eu acredite que Zoe vai fazer praticamente qualquer coisa para chegar na frente e ter sucesso pelos seus próprios caminhos, acho que ela vai se tornar mais consciente da sua própria moral.
Irmã da também atriz Rooney Mara, Kate comemora a repercussão do trabalho e planeja atuar ao lado da caçula.
— Nós queremos muito fazer algo juntas. Mas também queremos que seja algo realmente especial, tem que ser o movimento perfeito. Então não temos pressa, mas estamos sempre em busca de ótimos livros ou histórias, algo que seja um incrível desafio e maravilhoso para nós duas. Uma hora isso acontece — acredita a atriz.