BRASÍLIA - O cantor e compositor Carlinhos Brown esteve no Palácio do Planalto nesta segunda-feira para acertar os últimos detalhes de sua exposição artística, que inaugura na terça. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff participará da abertura.
Na mostra, o artista apresenta quadros e instalações. Outro projeto exposto é o das caxirolas, um instrumento musical inventado por ele especialmente para os jogos da Copa do Mundo e, antes, da Copa das Confederações, que terá início no dia 15 de junho. O primeiro teste será feito no recém-inaugurado estádio da Fonte Nova, em Salvador, no próximo dia 28, quando Bahia e Vitória se enfrentam. Na ocasião serão distribuídos gratuitamente 50 mil unidades.
O instrumento, disse, foi pensado para substituir as vuvuzelas, usada na Copa da África do Sul, mas cujo som é muito alto e incomoda os ouvidos. Ele explicou que passou dois anos e meio pesquisando até chegar na caxirola, um projeto que envolveu a Unicamp, a Braskem e The Market Store, que comercializará o produto. O material usado é um plástico verde, menos poluente.
Brown contou que o Ministério dos Esportes convocou artistas de todo o Brasil para inventar um novo instrumento para a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, o projeto não foi bancado pelo governo. O instrumento será vendido nos estádios.
- Eu queria criar um instrumento que tivesse brasilidade. O governo pediu às pessoas criativas que criassem instrumentos, o teste final é que fosse um instrumento sustentável. As pessoas reclamavam que a vuvuzela incomodava, mas ela foi um prenúncio de que poderia haver outras manifestações de torcida. É um instrumento de paz, para unir as torcidas - disse.
Sobre os quadros, Brown afirmou que os pintou de forma intuitiva, sem nunca ter tido treinamento para isso. Segundo ele, o pai, pintor de paredes, o inspirou. A exposição ficará no Palácio do Planalto até o dia 26 de maio e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira.