RIO - Tempos modernos: o BitTorrent, companhia tecnológica cujo nome já foi sonônimo de pirataria na internet para a comunidade artística, ao facilitar a transferência de arquivos, está fazendo negócios com a indústria cinematográfica.
"Arthur Newman", filme dirigido por Dante Ariola, com Colin Firth e Emily Blunt no elenco, terá participação da empresa de São Francisco na divulgação. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Cinedigm, distribuidora de filmes independentes de Los Angeles. O filme conta a história de um ex-jogador de golfe que, vendo a vida ruir, resolve assumir uma nova identidade.
A partir de segunda-feira, BitTorrent vai ajudar a promover o filme ao convidar 170 milhões de usuários do software a assistir aos primeiros sete minutos da trama antes da estreia, marcada para sexta-feira nos Estados Unidos (ainda sem previsão para o Brasil).
No último ano, a empresa promoveu documentários e discos de grupos como o Counting Crows, mas a parceria com o Cinedigm marca a primeira colaboração com Hollywood. Com isso, enfatiza os esforços para mudar a imagem de inimigo do mercado por incentivar os consumidores a fazer download ilegal de filmes e programas de TV.
"Temos uma rede de milhões de consumidores apaixonados e a oportunidade de conectar os criadores de conteúdo com seus fãs", disse Matt Mason, vice-presidente de marketing do BitTorrent, ao "Los Angeles Times".
O acordo é o mais recente sinal de trégua entre Hollywood e o Vale do Silício. Os antigos adversários começam a encontrar maneiras de trabalhar de forma colaborativa. Os dois lados travaram uma luta pública há um ano sobre o Stop Online Piracy Act. O projeto de lei, apoiado pela maioria dos profissionais em Hollywood, morreu no Congresso depois de um bem-sucedido lobby liderado por Google Inc. e outros gigantes da Internet.
"Esta não é a tecnologia contra os criadores de conteúdo", disse Jill Calcaterra, diretor de marketing da Cinedigm. "É um exemplo criadores que trabalham juntos para descobrir como podemos ajudar ambas as nossas empresas a crescer."