Quantcast
Channel: OGlobo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716

Alfredo Guevara morre em Cuba, aos 87 anos

$
0
0

RIO - De acordo com o site de notícias oficiais Cubadebate, Alfredo Guevara — descrito pela agência France Presse como “o pai do cinema cubano moderno” — morreu ontem, de infarto, em Havana, aos 87 anos. A notícia foi confirmada pelo seu assessor, Jose Ferreiro.

Alfredo Guevara nasceu em Havana, em 31 de dezembro de 1925. Amigo de Fidel e Raul Castro desde a juventude, foi um dos maiores incentivadores da luta contra o ditador Fulgencio Batista. Em 1955, assinou, com outros realizadores, o documentário “El Mégano”, considerado uma peça fundamental do "novo cinema cubano".

Depois da chegada de Fidel ao poder, em 1959, ele se tornou um dos seus principais aliados. Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Havana, fundou o Instituto de Cinema (ICAIC) naquele mesmo ano, se transformando em uma das maiores influências culturais da revolução cubana. Em 1979, o intelectual criou o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, se tornando também o seu presidente, cargo que ocupou até a sua morte.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 32716


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>